Skip to main content

Ana Root

Musician

É bailarina desde criança. A sua formação desenvolveu-se em torno do ballet clássico, da dança contemporânea, do flamenco, da dança butoh e odissi, dança clássica da Índia, país onde viveu durante sete anos. No continente africano, Mali, Senegal e Burkina Faso, encontrou o espaço certo para desenvolver os seus projectos mais recentes de música, percussão corporal, voz e dança.

Ana Root, é a voz do projecto musical Yemadas, banda de world music já com 5 discos editados. Foi durante este projecto que desenvolveu a sua paixão pela música, tendo um dom natural para tocar diferentes instrumentos como o ukulele, space drums e multi-percussões. Viveu e trabalhou artisticamente em vários países, até se enraizar no sul de Portugal, onde vive atualmente numa comunidade. Com o seu companheiro Tiago Rouxinol, desenvolve círculos de cânticos do Mundo e percussão corporal, com a finalidade de integrar ritmo no corpo como instrumento, em grupos de pessoas. Percussionista, voz e corpo dançante, do álbum Lusitana de Mariana Root, sua irmã, um projecto musical dedicado às raízes portuguesas. A convite de Madalena Victorino, desenvolveu projectos coreográficos e musicais como Rastilho, Mar Adentro, Evaporo 2, Quando, Dancing, A Cantora Deitada no contexto do projecto cultural Lavrar o Mar. Recentemente, integra como criadora musical e atriz na peça de teatro Não, de Giacomo Scalisi.

No Mundo do Contacto Improvisação tem vindo a tocar para alguns workshops e jams, no Contact Improvisation Gathering no Lago Atitlan (Guatemala) e em Portugal.

Go back